Curso de caligrafia para designers
Meu caso de amor com a caligrafia é bem antigo. Em 1999 comprei um ideas book na Livraria Sol, na Liberdade. Um livro japonês sobre caligrafia ocidental. haha Durante um tempo treinei algumas letras e frases da Cooperplate usando canetinha hidrocor. Bom, o tempo passou e um dia conheci o trabalho da Andréa Branco. Um trabalho absurdamente inovador e contemporâneo – fiquei apaixonado, totalmente fora daquilo que estamos acostumados a ver ou entender como caligrafia (acredito que muitos logo associam caligrafia à certificados, convites de casamento etc).
Em 2013 (sim, o post está bem atrasado!) resolvi me inscrever em um dos workshops do Atelier Andrea Branco. Fiz o curso rápido de caligrafia para Designers. Aqui eu faço um parentesis, pois de fato senti a necessidade de fazer um curso presencial depois que a Carla me contou da experiência dela em uma aula com a Maybelle Imassa (leia a experiência da Carla na aula da Maybelle aqui). Obrigado pelo empurrão, Carla! 🙂
O “Curso de Caligrafia para Designer – 12hs”, durou dois dias – sábado e domingo. Foi um final de semana imerso em pena quadrada, nanquim, aquarela líquidas, folha guias e muita informação histórica, prática, contemporânea. Incluindo estudo de cases sobre diagramação de revistas, anúncios publicitários, etc Foi bem puxado devido a quantidade informação que a mestra apresenta e o treino da parte prática. Mas o curso foi melhor que eu imaginava!
Embora exista uma vasta bibliografia sobre o assunto, videos no you tube, tutorias etc, nada como ter uma aula presencial com uma mestra. Aqui ressalto a importância das aulas, pois somente com alguém ao seu lado é possível corrigir a postura, a pressão da pena sobre o papel e, claro, dicas que só pessoas experientes tem e são preciosidades.
Em alguns momentos, da parte prática, o silêncio só era quebrado pelo som ambiente que a mestra colocava pra rolar. Pensa, todo mundo mega concentrado vendo a pena deslizar sobre o papel formando desenhos de letras. E afinal estávamos lá para isso, para aprender a “desenhar letras”. A sensação que eu tive nos primeiros traços é de aprender a escrever novamente. E a gente aprende mesmo, pois as primeiras lições foram com grafite integral. Dureza….
A turma era bem eclética e a grande parte advinda de áreas da criação – diretores de arte, designers, estudantes de design, um tatuador e de fora mesmo (tipo, nada haver com design), um terapeuta e eu. Um grupo bem hipster. hahaha – como o mundo é pequeno, nesta turma um amigo de uma amiga minha!
A caligrafia, hoje, vai além de uma letra gótica em um certificado ou da cursiva inglesa em um convite de casamento. O próprio ressurgimento do chalkboard, como um in style em design de interiores, na criação publicitária e invadindo até o scrapbooking é uma prova que o mercado cada vez mais absorve e busca soluções nesta que, hoje, se tranformou em uma forma de arte. Abaixo, confira um intervenção da própria mestra em uma das paredes da Casa Contemporânea. Ela escreveu usando um pincel e tinta acrílica, com uma fonte de sua própria autoria – Bailarina (uma pena, mas essa fonte ainda não está disponível digitalmente!):
Esse curso foi revolucionário para mim. Abriu muito o horizonte sobre letras, fontes, aplicação, material, produtos. Nossa tanta, tanta coisa! E já sai do curso testando tudo isso com produtos que eu tenho em casa. Em uma tag escrevi com uma caneta para emboss da Zig e usei pó de emboss branco da American Crafts. Usei máscaras e Dylusions Ink Spray. O resultado:
Mais recentemente, em Maringá, criamos esta página na aula de um miniálbum. Usamos Aqualine, máscara líquida e escrevi para as alunas em suas páginas, usando Aqualine e para a escrita um bambu.
Ok. Ainda preciso treinar muito (e muito, muito, muito!). Mas as idéias vão brotando e fica impossível não colocar no papel, não é?! 🙂 Aos poucos vou compartilhando destas idéias com vocês, em layouts futuros, miniálbuns e projetos de Mixed Media. Me aguardem! 🙂
Acho que já to conquistando um novo adepto da caligrafia aqui em casa hahaha Será?! 😛
-5 Comentários-
Maravilhoso. Amo!
AMOOOOOOO!!! AMEIII seu post… Eu AMOO caligrafia, letras góticas. Esse amor, veio do meu pai, que, apesar de não ser calígrafo, é um apaixonado por caligrafia. Vou procurar saber mais sobre este curso e oferecer este presente ao meu pai! Obrigada meu amigo querido!!!! <3
<3 Amo seus comentários!!!
Muito bom o teu post! Estou me iniciando na caligrafia, e ainda preciso treinar mais que rs; gostei do teus trabalhos, e do teu gato. Boa sorte
Valeu, cara! OBrigado!!! 🙂